Manual
Manual Mocica 2018

MANUAL PARA SUBMISSÃO E FINALISTAS DA

IV MOCICA - MOSTRA CIENTÍFICA DO CARIRI

A MOCICA é uma Feira Científica que surgiu para atender a demanda de Projetos Científicos, desenvolvidos por jovens do ensino Fundamental, Médio e Superior, na Região do Cariri Cearense e receber projetos desenvolvidos em todo o Brasil e do exterior, fornecendo um ambiente adequado, para que possam mostrar a todos que se pode desenvolver projetos científicos aliando a educação e comunidade.

Realizada no âmbito do IFCE - Instituto Federal do Ceará, Campus de Juazeiro do Norte, até o ano de 2018, Instituição parceira desde a concepção da ideia, localizado na Avenida Plácido Aderaldo Castelo, 1646, Bairro Planalto. Neste ano de 2019 acontecerá no Ginásio Poliesportivo de Juazeiro do Norte, localizado em frente a praça do Giradouro, ao lado do Cariri Garden Shopping.

Filiada ao MOCINN, Movimento Científico Norte Nordeste, que, em 2016, aconteceu em Juazeiro do Norte, potencializou o crescimento da MOCICA , em cada ano o MOCINN ocorre em uma cidade/estado diferente, para melhor popularizar a ciência em todo o Norte e Nordeste.

SUBMISSÃO

Nesta fase você envia os dados do seu projeto, dos autores (no máximo três alunos), orientadores, coorientadores e um resumo com no máximo de 2.000 (Duas mil) palavras, a seleção inicial se dará por este documento, acesse a página: https://mocica.webnode.com, aqui você encontrará o formulário de inscrição, alguns vídeos com os resumos da I até a III MOCICA e todas as novidades. Se seu projeto estiver em andamento, preencha todos os dados e faça um resumo de toda a Problemática, Hipótese, Metodologia e colocar ao final: Projeto em Andamento, não é necessário separar por itens.

Início da submissão: 10/02/2019 e término: 31/05/2019.

Observação Importante: Projetos Credenciados por feiras afiliadas Nacionais e Internacionais deverão fazer a submissão e informar a feira de origem.

AUTOR QUE FIZER A SUBMISSÃO DE DOIS PROJETOS, DE SUA AUTORIA, SERÁ IMEDIATAMENTE ELIMINADO, PORTANTO, SÓ SERÁ PERMITIDA A PARTICIPAÇÃO DE ALUNO APRENSENTANDO UM ÚNICO PROJETO.

DIVULGAÇÃO DOS FINALISTAS: a partir de 10/06/2019 estaremos divulgando a lista dos Projetos Finalistas, não se preocupe, serão divulgas em nosso site: mocica.webnode.com, no site dos nossos parceiros, nas redes sociais e nos e-mails cadastrados quando da submissão, se seu projeto estiver na lista, parabéns, é só seguir as orientações e confirmar sua participação, até o dia 20/06/2019, caso não confirme a participação ou surja algum imprevisto, nos informe, chamaremos os projetos da lista de espera, a nova relação, com os projetos substituídos será divulgada no dia 20/06/2019, obedecendo a quantidade de projetos desistentes, os projetos acrescentados, da lista de espera tem até o dia 22/06/2018 para confirmarem a participação.

INSCRIÇÕES DOS PROJETOS FINALISTAS

Você já confirmou a participação no prazo, agora é hora de fazer o pagamento das inscrições, o valor por participante é o mesmo desde 2016: R$ 140,00 (Cento e Quarenta Reais), que deverão ser depositados no Banco do Brasil, Agência: 1598-9 e C/C, 22828-1, um depósito por participante, o comprovante deverá sem escaneado e enviado para o email: atendimentomocica@gmail.com, o envio deve conter o nome do FINALISTA, pois os crachás serão personalizados e emitidos mediante a confirmação de depósito, o prazo para pagamento é dia 30/06/2019. Traga seu comprovante de depósito, original, e entregue no ato do credenciamento, precisamos do documento físico para prestações de contas. A taxa de inscrição dará direito ao translado, visitas ao Horto a ao Caldas, sem nenhum custo adicional e ao kit que e constituído, inicialmente, de bolsa, camiseta, certificado, medalha e troféu (para os ganhadores).

O projeto será considerado inscrito se tiver sido paga a taxa de inscrição por pelo menos um dos autores, não é obrigatória a participação de todos, o Orientador ou Coorientador não apresentam o projeto no momento da avaliação, em nenhuma hipótese.

Só será considerado finalista o projeto que tiver inscrito pelo menos um dos autores. Caso após o pagamento da inscrição mais algum dos autores, Orientador ou Coorientador quiser participar, seu projeto já está garantido como finalista, é só fazer o depósito e enviar o comprovante informando o nome do projeto.

INFORMAÇÃO DE TRANSPORTE: todos deverão informar o dia e hora de chegada para que possamos buscá-los no Aeroporto e Rodoviária, esta informação deverá ser enviada até o dia 31/07/2019, para que possamos montar uma recepção digna de cientistas finalistas, ao serem recepcionados serão conduzidos para o Hotel Credenciado ou para o Ginásio Poliesportivo, não podemos nos responsabilizar por outros locais de hospedagem, em hipótese alguma os veículos estão autorizados a sair do seu itinerário.

HOTEL CREDENCIADO: o Verdes Vales Lazer Hotel, localiza-se ao lado do IFCE, endereço: Av. Plácido Aderaldo Castelo, 1500, telefone (88) 3566-2544, ao fazer a reserva em apartamentos superluxo com opção de duas ou três camas, é necessário informar que é finalista da IV MOCICA, eles terão uma lista dos Finalistas, este cuidado é em virtude do preço, conseguimos o valor de R$ 90,00 (Noventa Reais) por diária, um desconto de quase 70% no valor cheio no melhor hotel da cidade. Com direito a um café da manhã tradicional e delicioso, confira no site do Hotel: https://verdes-vales.gestor.omnibees.com/ as acomodações, parque aquático e espaços diversos.

OBS: o Hotel Verdes Vales será o ponto de encontro para a Visita ao Horto do Padre Cícero e Museu bem como para o Caldas, estas visitas não serão pagas, já se encontram no valor das inscrições.

ALIMENTAÇÃO:

Almoço e jantar serão por conta dos finalistas, acontecerão no Cariri Garden Shopping, com valores subsidiados pelos lojistas, uma alimentação excelente, porém, somente os finalistas e voluntários poderão usar desta condição, lanches pela manhã e pela tarde serão distribuídos, gratuitamente, para todos os finalistas.

CHECK IN NA FEIRA: Acontecerá na segunda feira, dia 26/08/2019, das 08:00 as 18:00 h, no Ginásio Poliesportivo, você deverá trazer quatro vias do seu relatório ou artigo (sendo que três ficarão no setor de avaliação e uma no seu estande), comprovantes de depósito com o nome do finalista, Diário de Bordo, Banner ou Painel e alguma Maquete se você tiver confeccionada. Se você não enviou seu comprovante antecipadamente e não tiver como comprovar a inscrição não poderá participar do evento, os que apresentarem somente no ato do Check in, deverão aguardar a confecção do crachá, como foi informado acima, TODOS serão personalizados, nome e função no evento.

Relatório: as três vias do relatório ou artigo do seu projeto deverá estar encadernado e conter a Introdução, a Hipótese, os Objetivos, a Metodologia, a Coleta de Dados, Análise dos Dados, Conclusão, Referência Bibliográfica e Resumo (Anexos não são obrigatórios mas podem ajudar a esclarecer melhor a metodologia). Com um mínimo de 15 páginas, fonte Calibri, tamanho 12, espaço normal.

Diário de Bordo (Caderno de Campo): como o próprio nome já diz, é onde o cientista anota todos os passos do projeto, servirá para o avaliador verificar como seu trabalho foi desenvolvido e é a base para seu relatório, uma excelente ferramenta que deve ser usada desde o início do projeto, não é necessária uma linguagem com rigor científico, pode conter rasuras e fotos, é a fase mais lúdica de toda a memória do processo. Não pode ser em caderno Espiral, o ideal é um livro de atas ou um caderno tipo brochura grande. Vai acompanhar todas as fases do seu projeto.

Banner: o espaço disponível para cada trabalho será de 1,60 m de largura por 2,20 de altura, com duas cadeiras e uma mesa, portanto o tamanho padrão para o Banner é de 1,00 por 1,20, caso opte por colagens e painéis tem que observar os limites do seu estande, que estará devidamente numerado.

AVALIAÇÃO:

Senhores e senhoras finalistas, vocês serão avaliados tão logo inicie a MOCICA, Banner, Diário de Bordo, Apresentação Oral, Relatório Impresso, Inovação, lembrando sempre que Cordialidade e Respeito é o que norteia qualquer processo educativo.Neste ano de 2019 a IV MOCICA optou, novamente, por ter como responsável pelas avaliações o Professor Fabiano Zuin, do ETEC/SP, Coordenador Executivo da feira, que é responsável por diversas outras feiras pelo Brasil.
Os professores das Faculdades, Universidades, Ensino Médio e Fundamental, da região do Cariri e convidados, serão os avaliadores, receberão um manual para entenderem o processo e escolherão ou serão destinados a projetos na sua área de conhecimento. Todas as escolas da região poderão solicitar a seus professores que se inscrevam, para isso é necessário que esteja concluindo um curso universitário na área que vai avaliar, no caso dos projetos até o nono ano, ou ter concluído o ensino superior para os demais projetos.
Os Orientadores e Coorientadores não deverão permanecer próximo aos seus orientandos quando da avaliação, nem deverão interferir na resposta dos seus alunos, este será o momento deles, os autores são os únicos responsáveis pela apresentação.

PRÊMIO: ORIENTADOR NOTA 10

Os orientadores que quiserem concorrer deverão se manifestar, por e-mail, serão selecionados 10 (Dez) finalistas para se apresentarem no dia 28/08/2019, a partir das 14:00 h, no mini auditório, onde, por votação popular, será escolhido pelos orientadores presentes o ORIENTADOR NOTA 10, é importante que todos os interessados em votar também observem os trabalhos por eles orientados. Receberá um troféu e um certificado o que tiver a maioria dos votos, entregue no encerramento, dia 30/08/2019. Logicamente não se trata de ser o melhor e sim de valorizar os Professores, classe de profissionais tão importante e tão desprezada pelos que gerem a educação.

PROGRAMAÇÃO PARA OS FINALISTAS

Data

Programação

Observações

26/08/2019

08:00 às 18:00 - Credenciamento, entrega do material para a montagem dos estandes, informações gerais.

18:00 às 19:00 - Jantar

Ginásio Poliesportivo de Juazeiro do Norte

27/08/2019

09:00 às 09:30 - Abertura Oficial

09:30 às 12:00 - Visitação Pública, Exposição dos Trabalhos e Avaliação dos projetos.

12:00 às 14:00 - Almoço

14:00 às 18:00 - Visitação Pública, Exposição dos Trabalhos e Avaliação dos projetos.

18:00 às 19:00 - Jantar

19:30 às 21:30 - Palestra

Ginásio Poliesportivo de Juazeiro do Norte

28/08/2019

08:00 às 11:00 - Visita ao Horto, Estátua do Padre Cícero - Saída do Hotel Verdes Vales, não é obrigatório, totalmente gratuito.

12:00 às 14:00 - Almoço.

14:00 às 18:00 - Visitação Pública, Exposição dos Trabalhos e Avaliação dos projetos.

18:00 às 19:00 - Jantar.

19:00 às 22:00 - Momento Cultural e troca de PINs e lembranças.

Visita a Estátua do Padre Cícero

Ginásio Poliesportivo de Juazeiro do Norte

29/08/2019

08:00 às 12:00 - Visitação Pública, Exposição dos Trabalhos e Avaliação dos projetos.

12:00 às 14:00 - Almoço.

14:00 às 18:00 - Visitação Pública, Exposição dos Trabalhos e Avaliação dos projetos.

19:00 as 21:00 Observatório Espacial

Ginásio Poliesportivo de Juazeiro do Norte

30/08/2019

08:00 às 15:00 - Passeio no Balneário Caldas em Barbalha, alimentação por conta dos Finalistas.

18:00 às 21:00 - Encerramento e Premiação dos melhores projetos e entrega do Prêmio ao Orientador Nota 10 e Escolha popular.

Iniciaremos as 18:00h em ponto.

PROGRAMAÇÃO PARA O PÚBLICO EM GERAL

Data

Programação

Observações

27/08/2019

09:00 às 09:30 - Abertura Oficial

09:30 às 12:00 - Visitação Pública, Exposição dos Trabalhos e Avaliação dos projetos.

14:00 às 18:00 - Visitação Pública, Exposição dos Trabalhos e Avaliação dos projetos.

Ginásio Poliesportivo de Juazeiro do Norte

28/08/2019

14:00 às 18:00 - Visitação Pública, Exposição dos Trabalhos e Avaliação dos projetos.

Ginásio Poliesportivo de Juazeiro do Norte

29/08/2019

08:00 às 12:00 - Visitação Pública, Exposição dos Trabalhos e Avaliação dos projetos.

14:00 às 18:00 - Visitação Pública, Exposição dos Trabalhos e Avaliação dos projetos.

Ginásio Poliesportivo de Juazeiro do Norte

CONFIRA AS VISITAS TÉCNICAS E O VÍDEO DA I a III MOCICA:

BALNEÁRIO CALDAS:

https://www.balneariodocaldas.com.br/site/

ESTÁTUA DO PADRE CÍCERO: https://www.juazeiro.ce.gov.br/Cidade/Estatua-de-Padre-Cicero/

VÍDEO OFICIAL DA I MOCICA:

https://www.youtube.com/edit?o=U&video_id=EcOIpTXVZg0

PÁGINA OFICIAL

https://mocica.webnode.com/

VOCÊ TAMBÉM TERÁ:

WiFi aberto no ambiente onde acontecerá a MOCICA

Assistência Médica e de Enfermagem

Oficinas diversas

PREMIAÇÕES: os projetos serão premiados do primeiro ao quarto lugar, por cada categoria e área, ou seja, Ensino Fundamental, Médio e Superior concorrem separadamente nas suas áreas de inscrição. A premiação se dará conforme informação a seguir.

Quartos colocados: medalha de bronze e certificado para cada integrante presente.

Terceiros colocados: medalha de bronze e certificado para cada integrante presente.

Segundos colocados: medalha de prata e certificado para cada integrante presente.

Primeiros colocados: medalha de ouro, troféu e certificado para cada integrante presente.

CREDENCIAMENTOS

A 4ª MOCICA está afiliada as diversas feiras Nacionais e algumas Internacionais, como este Manual teve que ser confeccionado e muitas parcerias ainda estão sendo firmadas, divulgaremos no site www.mocica.webnode.com do  lista definitiva, tão logo tenhamos as confirmações de todas as credenciais. Abaixo segue a relação das parcerias, vamos mostrar ao Brasil e ao mundo seus projetos:

ACAMPAMENTO CIENTÍFICO - ACAMCINORBR

ALEF PERETZ - São Paulo - SP

CIÊNCIA JOVEM -Espaço Ciência - Recife/PE

ENCUENTRO INTERNACIONAL DE CIENCIA, TECNOLOGIA E INNOVACION

(Duas Credenciais)

FEMIC - Feira Mineira de Iniciação Científica - Mateus Leme/MG

FEICITI - Feira de Ciência, Inovação e Tecnologia de Igarapé-Miri/PA

FECEAP - Feira de Ciências e Engenharia do Estado do Amapá - Macapá/AP

FEBIC -Feira Brasileira de Iniciação Cientifica - Jaraguá do Sul/SC

FEBRACE - Feira Brasileira de Ciências e Engenharia - USP/São Paulo/SP

FECIRR - Feira Estadual de Ciências de Roraima - Boa Vista/RR

FENECIT - Feira Nordestina de Ciências e Tecnologia - Recife/PE

FEIRA DE CIÊNCIAS DO SEMIÁRIDO POTIGUAR - Mossoró/RN

FEPRO - Feria de Proyectos 2019 - Puebla/México

GENIUS OLYMPIAD - Nova York/USA

INFOMATRIX BRASIL/SOLACYT - Lages/SC

MAGMA - Exporecerca Jove - Barcelona/Espanha

MCTEA - Mostra Internacional de Ciências e Tecnologia da Escola Açaí - Abaetetuba/PA

MOCINN - Movimento Científico Norte Nordeste 2018 - Abaetetuba/PA

(Acontecerá concomitante com a MCTEA)

MOCITECZN - Mostra de Ciência e Tecnologia da Zona Norte - Natal/RN

MOCITEPIAL - Mostra Científica de Inovação e Tecnologia da Escola Professora Izaura Antônia de Lisboa - Arapiraca/AL

MULTITEC - Mostra de Trabalhos Científicos EEEM Affonso Woff -

Dois Irmãos/RS

MCL - Muestra Científica Latinoamericana - Trujillo/Perú

MOSLIPRO - Mostra Limoeirense de Projetos - Limoeiro do Norte/CE

MOSTRATEC - Mostra Brasileira de Ciência e Tecnologia/Mostra Internacional de Ciência e Tecnologia - Novo Hamburgo/RS

SOLACYT - Veraño Científicopara Estudiantes Sobresalientes - Gyadalajara/México

I'ATAST - International Festival of Engineering Science and Technology - Tunes (Túnis) - Tunísia.

EXPOMILSET BRASIL -

Fortaleza/CE

OFICINAS PARA O PÚBLICO GERAL E FINALISTAS

"Oficina Desafio da Aprendizagem Cognitiva"

"Ramos - Projeto Ran - Icó - CE"

"Cícero Restaurador"

"Lúcia Santos"

A MOCICA é uma feira internacional, afiliada a quase todas as feiras científicas do Brasil e a algumas das mais importantes do mundo, como a MAGMA em Barcelona, a Genius em NY e ao Fórum de Londres, I-SWEEEP em Houston, IFEST em Túnis, podendo credenciar para quase duas dezenas de países e, recebeu projetos de Barcelona, Bogotá, Assunção, Chile, Argentina e Paraguai. Conseguiu respeito pela qualidade e o envolvimento dos nossos alunos quando da elaboração e mostra de seus trabalhos, no Brasil e fora dele.

A todos vocês que fazem a MOCICA os nossos sinceros agradecimentos, realizar um sonho e nunca desistir é o melhor exemplo que damos para todos os que proporcionaram a criação desta Feira Científica. Todos já somos vencedores, poder participar das Feiras Científicas espalhadas por todo o país é uma forma de encurtar as distâncias e objetivar a educação, unindo a pesquisa e o amor ao próximo, solucionando ou mostrando formas de solucionar problemas graves que estão ao nosso redor.

Atenciosamente,

Coordenadores da 4ª MOCICA

Contatos úteis:

Whatsapp Coordenador Geral (Ricardo Ferreira da Fonseca): (88) 999199046 (TIM) e-mail: ricardofdafonseca@gmail.com